quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Literatura Nacional de Fantasia.




 

 

As pedras do caminho:


 
 
A última palavra do ultimo capítulo ficou perfeita. Na sequencia você coloca o ponto final e depois digita a palavra fim.
Mas engana-se quem acha que o trabalho de um escritor termina ai. Isso é só o começo de um longo caminho que ele vai trilhar até alcançar o sucesso e principalmente, encontrar seu público alvo.
No momento o que ele tem nas mãos é apenas um manuscrito, que durou um bom tempo desde a primeira palavra até aquele dia em que ele finaliza o texto, que além de ser escrito foi revisado e concertado durante toda a trajetória até ali.
Pronto, o próximo passo é mandar para uma editora e esperar que eles aprovem seu projeto. Conseguir um contrato bacana e sucesso!
Mas, na realidade não é assim que acontece. A partir desse momento ele vai ter que exercitar a paciência e controlar a ansiedade.
O primeiro passo antes de qualquer atitude, ou de mandar seu trabalho para alguém é registrar ele na Biblioteca Nacional. Ai sim, você envia para as editoras. Na melhor das hipóteses você consegue editar seu livro. Na sequencia segue o dia do lançamento e todos esses tramites.
Pronto, seu livro está editado, seus amigos e familiares de dão o apoio necessário e comparecem na sua festa de lançamento. Chegou a hora de enfrentar o maior dos Gigantes, o mercado literário. Então, uma boa dose de paciência vai ser necessária para você chegar onde realmente deseja.
Infelizmente o escritor do gênero de fantasia nacional vai ter que medir forças com algo muito ruim, que tem o nome de preconceito. Muitos escritores não emplacam por que quando ficam frente a frente com esse dilema, não sabem como enfrentar. Os livros da modinha estarão diante dos seus olhos, os best sellers nas livrarias. E o seu? Você se pergunta. Alem do que, existe também o mercado que não acredita mesmo que um escritor genuinamente brasileiro tenha capacidade para abordar temas do seguimento. E para piorar as coisas, às vezes nem sua própria editora te dá o valor ou o apoio necessário.
Agora se você ficar parado esperando e com medo, não conseguirá sair de lugar nenhum e muito provavelmente será mais um celebre anônimo. E por fim as pessoas perderão por não descobrirem todo o seu talento. O grande segredo para seguir em frente é não olhar os problemas e ir desbravando o mercado com suas próprias armas. Nos dias de hoje temos as redes sociais que são de grande valia. Procure ir fazendo alianças e vá abrindo caminho. O mercado as vezes não te estimula, mas o verdadeiro estímulo, tem que partir de você. E tem mais, sucesso não se consegue sem trabalho.
 
(Ricardo Netto).
 
 
Escrevi essa matéria para a primeira edição da Revista Febre de Livro, do parceiro Crisberg Luan, segue link abaixo para você fazer o download do seu exemplar.
 
 
 

Um comentário:

Postagem em destaque

Trecho do livro: Os senhores das Sombras - O legado de Lilith.

Capítulo Um   Enzo   Ouvia vozes distantes e desconhecidas, sua consciência não permitia entender o que acontecia à sua volta....